ENCONTRO

COMPREP realiza III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial em São Paulo

Encontro discutiu Gestão de Riscos e outros assuntos para aprimoramento das organizações subordinadas ao Comando
Publicada em: 16/09/2023 16:33
Imprimir
Fonte: Tenente Bontempo e Tenente Larissa
Edição: Agência Força Aérea

O Comando de Preparo (COMPREP) realizou, entre os dias 03 e 05/09, na Base Aérea de São Paulo (BASP), a III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (III RAES). O intuito do encontro foi discutir a Gestão de Riscos no âmbito do COMPREP.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu o encontro, ressaltou a importância da troca de informações. “O objetivo da III RAES é difundir as diretrizes e as orientações do Comandante de Preparo às Organizações Militares subordinadas, verificar indicadores de desempenho e a conformidade das ações de comando no contexto dos Processos de Planejamento e de Controle do Preparo Operacional, além de difundir as melhores práticas e potencializar o intercâmbio de experiências e de informações entre os diversos Comandantes e Diretores”, destacou o Oficial-General.

O evento teve a participação do Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; dos Oficiais-Generais Chefes das Subchefias do COMPREP, além de parte do seu efetivo. Também estiveram presentes os Comandantes e Diretores das Organizações Militares subordinadas.

“A atenção da III RAES foi direcionada para a verificação e gestão de riscos presentes nas organizações subordinadas, que precisam ser verificados e mitigados, de modo que não impactem na entrega de resultados almejados”, complementou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

O Comandante do COMPREP também expressou que a expectativa é de que a estrutura organizacional possa ser constantemente verificada e adequadamente ajustada aos diversos cenários, sejam administrativos ou operacionais, de modo que se obtenha o máximo de efetividade dos meios aeroespaciais para o cumprimento da missão institucional do Comando de Preparo e das capacidades da Força Aérea Brasileira.  

Após a reunião, o Comandante da BASP, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, expressou a grande satisfação do efetivo em receber líderes do COMPREP para um fórum de alto nível, no qual os participantes puderam receber orientações superiores, escutar de outros Comandantes as experiências positivas e as lições apreendidas, que, somadas, contribuem para o amadurecimento mútuo e melhoria dos processos. “O trabalho conjunto do Grupamento de Apoio de São Paulo, da BASP e do Instituto de Logística da Aeronáutica proporcionaram sucesso à realização do evento”, expressou o Oficial.

A RAES é um ciclo com quatro encontros anuais. Este ano, os dois primeiros ocorreram em Salvador (BA), nos meses de abril e junho, e o último está previsto para ocorrer nos dias 20 e 21/11, com localidade a ser definida.

O COMPREP é a organização responsável pelos sete Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e suas dezenove Bases com suas unidades aéreas; além do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV).

Fotos: Cabo Zancanaro e Soldado Takashi /BASP